Código: | LAS110 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | ABEM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Cultura, Línguas e Literaturas | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ana Maria Pires Pessoa |
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Corpo docente: |
Ana Maria Pires Pessoa |
Português
Pretende-se com esta Unidade Curricular de Opção desenvolver competências sustentadas por três pilares: a Leitura, a Biblioteca e o Museu. A Animação articula-as transversalmente e concretiza-as em cinco eixos: Ver, Ler, Pensar, Produzir e Animar. O aprofundamento teórico atualizado destas temáticas alimenta as discussões nas aulas e o trabalho dos estudantes.
Com esta UC pretende-se dar a conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais, refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção e desenvolver a competência comunicativa oral e escrita. Também se estimula a produção de textos orais, escritos ou em outros suportes adequados aos diferentes contextos de intervenção.
Organizam-se e planeiam-se atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos e organizam-se e produzem-se materiais que estimulam e potenciam a utilização destes espaços por públicos diferenciados. Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.
Intervir, através da apresentação de propostas de atividades originais, na animação dos locais de estágio.
Conceitos fundamentais em Leitura, Museologia e Bibliotecas.
- Literacia(s) e leitura(s).
- Diferentes linguagens e leituras.
- História da leitura, da imprensa, do livro e da censura.
- Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus.
-Tipologias de Bibliotecas e Museus
- Práticas de Animação da Leitura em diferentes contextos.
- Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e práticas.
- Animação de bibliotecas, Museus, Espaços expositivos e museológicos.
Nesta Unidade Curricular (UC) pretende-se que as(os) estudantes sejam capazes de perceber a necessidade de formação e investigação nas áreas da leitura, bibliotecas e museus para poderem intervir, propondo atividades de animação dirigidas a públicos diversificados.
Com estes conteúdos também podem refletir sobre as diversas questões que se colocam a programadores culturais e às relações que, numa comunidade, a leitura/a biblioteca e o museu podem estabelecer com os valores culturais, a preservação de uma história ou de um conjunto de informações relevantes para a manutenção da memória cultural da região.
Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas.
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos.
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais.
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção.
As sessões compreendem: (i) Leitura, discussão e análise de textos; (ii) Observação e análise de espaços museológicos e de leitura; (iii) Elaboração de pequenos comentários críticos; (iv) Visitas de estudo reais, com produção de 2 relatórios críticos finais (v) Apresentação e discussão de propostas de intervenção.
O trabalho desenvolvido na UC é objeto de avaliação contínua (assiduidade e intervenção nas aulas, realizando os pequenos trabalhos desenvolvidos em cada bloco) + Avaliação sumativa (global) sendo obrigatória a produção de uma proposta de intervenção original em contexto de trabalho, sobre bibliotecas ou museus (em grupo, até 3 elementos; a conceção, fundamentação e planificação de uma proposta de intervenção num contexto, que tem de ser apresentada em sessão de aula (Individual).
Se se pretende que as(os) estudantes sejam capazes de identificar, compreender, agir e produzir um trabalho original de animação (a ser aplicado numa biblioteca, num museu ou noutro espaço museológico) há que ler diversos textos teóricos sobre esses assuntos e ver muitas outras propostas de dinamização de coleções já existentes.
A proposta e produção de atividades para intervenção permite a verificação do desenvolvimento de capacidades que reflitam o contributo teórico e reflexivo da UC na formação dos estudantes.
Estão previstos diferentes produtos de avaliação:
Trabalho presencial (20%)
Proposta de animação (50%)
Visitas (30%) – (15%+15%)
Preparação -5%
Relatório – 10%
Neste ano de 2019/2020, as condições são alteradas:
Realização de sessões síncronas via Microsoft Teams ou Zoom, nos horários das aulas ou fora deles, para apresentação e exploração de conteúdos, acompanhamento dos trabalhos e esclarecimento de dúvidas.
Disponibilização de documentos para consulta via correio eletrónico e Zoom.
Utilização da Plataforma Moodle para disponibilização de:
- documentos de consulta;
- atividades a executar;
- proposta de trabalho (para incluir nas atividades previstas para sala de aula)
- entrega de trabalhos;
- fóruns de discussão.
Acompanhamento assíncrono das atividades propostas para os grupos de trabalho e para os trabalhos individuais (além de correio eletrónico e telemóvel).
Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação final - auto/heteroavaliação feita pelo/a docente. Sistematização das aprendizagens realizadas e das competências desenvolvidas.
Contínua:
Participação nas sessões - trabalhos de reflexão individuais em sessão - 15%
Trabalho individual (relatório de visita de estudo) – 30%
Trabalho em grupo – 55%
(execução 30% + apresentação 25%)
EXAME:
A avaliação por exame final será feita, como previsto em calendário académico. Porém, até 15 dias antes da realização da mesma, é obrigatória a realização de uma sessão de tutoria com a equipa docente.
s/os trabalhadores-estudantes estão abrangidos pelo ponto 3 do artigo 24º do regulamento de Frequência e Avaliação da ESE/IPS.
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